O GRANDE TSUNAMI

Por Rick Joyner

Em 1987 eu tive uma experiência profética de dois dias e meio em que me foi mostrado um panorama dos eventos vindouros sobre os quais escrevi em meu livro intitulado “A Colheita”. A maioria do que eu vi que estava vindo já ocorreu, mas o maior evento de todos, a colheita que virá no fim dos tempos, ainda não. Está se aproximando agora.


Jesus disse: "A ceifa é o fim dos tempos" (Mateus 13:39). Esta será a maior colheita de novos crentes na história, maior do que todas as anteriores combinadas. Na minha visão, ela veio em duas grandes ondas. A primeira onda foi a maior de todas até este tempo, mas foi apenas o ajuntamento daqueles que foram chamados a ser os trabalhadores na que vem, ainda muito maior.

Esta [primeira] onda começou pouco depois desta visão ter me sido dada e durou quase 20 anos. Durante esse tempo, mais pessoas vieram a Cristo em todo o mundo do que tinham vindo a Ele em toda a história até aquele momento. Algumas estimativas eram de que uma média de quase 400 mil pessoas por dia estavam vindo a Cristo durante o pico. Havia países onde as pessoas estavam nascendo de novo mais rápido do que elas nasciam. Centenas de milhões vieram a Cristo na África, América do Sul e Central e Ásia.

Embora essa onda não parecia tocar na América do Norte e Europa, eles forneceram muitos dos evangelistas e trabalhadores para outros grandes avivamentos ao redor do mundo, e sua hora está chegando. Vi então um período de relativa calma antes do maior de todos os moveres de Deus começar. Estamos perto do fim desse tempo e estamos prestes a sermos atingidos por uma onda de avivamento como a Terra nunca viu antes.

A Magnitude da Colheita

Quando um tsunami está viajando através dos oceanos, é apenas uma ondulação quase imperceptível na água, mas quando se aproxima da terra, ele começa a subir rapidamente, às vezes, a uma altura de várias centenas de metros. Em minutos, um mar calmo pode levantar-se e varrer tudo em seu caminho. Embora possa parecer que estamos em uma calma espiritual agora, um tsunami espiritual está chegando, e precisamos nos preparar para isso.

O maior problema que praticamente todas as igrejas terão de enfrentar é como lidar com o crescimento explosivo. Na visão, vi pequenas igrejas de menos de uma centena de pessoas receberem mil novos membros por semana em alguns momentos. Claro, isso aconteceu no Dia de Pentecostes, e então houve outros dias em que milhares vieram a Cristo em um dia. Mesmo com uma dúzia de apóstolos pessoalmente treinados pelo Senhor, houve estresse causado por isso. Pontos de pressão deram à luz novos ministérios, como o diácono. A infra-estrutura de igreja que isso produziu ainda é o modelo que funciona, e precisamos voltar à sua simplicidade eficaz para lidar com o que está por vir.

Vi igrejas que se tornaram tão grandes que elas começaram a alugar estádios de futebol para a realização de seus cultos. Às vezes, centenas de milhares se reuniam nos parques e grandes reuniões ao ar livre só para ouvir os professores da Bíblia, para orar e adorar. Não só cidades inteiras estavam vindo a Cristo, mas também nações inteiras estavam vindo de forma que o próprio estado tornou-se como uma grande igreja.

Alguns anos atrás eu decidi ver o noticiário durante várias horas por dia durante uma semana, para determinar qual a percentagem de histórias poderia ser considerada uma boa notícia. Durante esse tempo eu não via uma boa notícia. Eles eram todas a respeito de problemas, crises, catástrofes e sofrimento. Isso foi durante o tempo de uma grande prosperidade econômica. Agora está pior. No entanto, a mudança está chegando. Quando este próxima onda vier, os jornais ao redor do mundo serãor dominados por boa notícias.

Vamos ver eventos como centenas de milhares de pessoas reunidas de forma espontânea para a oração e adoração, tornando-se as maiores histórias do dia. Equipes de notícias seguirão grupos apostólicos e evangelisticos como fazem com os políticos e líderes empresariais agora. Muito mais está acontecendo agora do que a maioria tem conhecimento, ou que esteja virando notícia, mas quando o Senhor "de repente vier ao seu templo," será a notícia, e o mundo inteiro vai estar ciente disso.

Haverá noticiários das redes seculares que sozinhos farão mais pessoas virem a Cristo do que as redes cristãs em toda a sua existência. Isto não é para negar o que foi realizado por redes Cristãs, mas sim para enfatizar o impacto que este avivamento vai ter. Vamos passar por um período quando as notícias das grandes coisas que Deus está fazendo vai preencher praticamente todas as notícias ao redor do mundo.

Os Avivamentos do País de Gales e da Rua Azusa fizeram notícia de primeira página ao redor do mundo várias vezes por quase dois anos. Isso foi apenas um aperitivo, uma semente sendo plantada para o que está por vir. O movimento que vem de Deus, de certa forma será uma composição de muitos dos grandes movimentos do passado, mas de uma forma básica será diferente, isso não vai ser apenas um mover de Deus, mas vai ser Deus em movimento.

Isso não é apenas semântica, pois cada movimento verdadeiro de Deus é, pelo menos, iniciado por Deus, mas Ele abençoa muitas coisas nas quais Ele não vai habitar. Sua presença manifesta será tão grande no que está por vir, que as pessoas não vão perseguir verdades individuais, ou atos de Deus, mas irão buscar o próprio Senhor. Ele será a conversa, não apenas o que Ele faz. Este é um movimento que vai levantar a Jesus. Quando Ele é levantado, todos são atraídos para Ele, e não apenas às doutrinas, projetos ou missões, mas a Ele.

Doutrina certamente tem seu lugar, e há uma grande necessidade de doutrina bíblica sadia para ser comunicada a todos os novos crentes, e para todos os outros crentes construirem alicerces mais sólidos sobre a Sua verdade. Há uma necessidade de projetos e missões que são a Sua vontade, mas "a principal coisa é manter a coisa principal a principal coisa", e o principal é Jesus. O verdadeiro Evangelho apostólico foi Jesus: "Eles pregaram Jesus e a ressurreição dentre os mortos." Jesus voltará a ser a Mensagem, e será o que Ele estiver fazendo que receberá a atenção.

O que virá é o retorno ao evangelho apostólico. O Caminho é uma Pessoa. Verdade é uma Pessoa, e se não conhecemos essa Pessoa como a nossa Vida, então nós realmente não conhecemos o caminho ou a verdade. Ele está vindo para tomar o seu lugar de direito na sua igreja. Quando Ele o fizer, a igreja vai ser profundamente mudada. Quando Jesus se torna o nosso desejo como Ele deve ser, a igreja vai se tornar a principal sociedade sobre a terra para as quais as multidões estarão fluindo. Não há maior aventura do que a verdadeira vida cristã, e não há nada mais chato do que religião. Religião está prestes a ser substituída pela verdadeira vida cristã, e a grande aventura irá suplantar a religião institucional.

Pegue a Onda

Estamos chegando aos tempos mais excitantes da história, mas este é também um aviso. Se não estivermos preparados para o que está chegando, vamos ser vítimas disso. Esse avivamento que vem em todo o mundo também será um dos maiores desafios jamais enfrentados. Movimentos de Deus são muitas vezes referidos como ondas na história, porque uma onda é uma metáfora exata. Para um surfista, há poucas coisas tão emocionantes como pegar "uma das grandes." Entretanto, se você estiver passeando casualmente na área e uma grande pega você de surpresa, você provavelmente vai comer um monte de areia e beber muita água salgada. Reavivamentos podem fazer a mesma coisa com igrejas e ministérios que não estão preparados para eles.

Pegar uma onda não é possível se você não está posicionado corretamente para pegá-la. Para pegar uma onda, você deve discernir onde ela vai quebrar. Então você deve se posicionar no lugar certo. Então você tem que começar a se mover na direção certa quando ela vem. Embora possa parecer que tudo está calmo agora, precisamos nos preparar para o que está vindo ficando na posição e estando prontos para nos mover na direção certa quando ela vier.

A coisa mais importante que podemos fazer para entrar na posição correta é recuperar e fortalecer o nosso primeiro amor, Jesus. Nós todos recebemos a Ele, e não apenas bons ensinamentos, ou uma maneira melhor para se viver, embora nós recebamos isso também. Não há nada na terra mais contagioso do que uma pessoa que está se aproximando do Senhor. Aqueles "que têm estado com Jesus" vão começar a se destacar como nunca antes. Nós só temos verdadeira autoridade espiritual na medida em que estamos habitando no Rei, e os líderes do que está por vir serão aqueles que estão mais próximos do Senhor.

O que está por vir será grande demais para que qualquer liderança ou estratégia humana consiga controlar. Apenas o General dos Exércitos pode liderar isso, e Ele o fará. Não é apenas ouvir as palavras do Senhor, tanto quanto é ouvir a Palavra, Ele mesmo. A principal estratégia para o que está por vir será conhecer a Sua voz e obedecê-Lo. Ele estará dando direção pessoal para o Seu povo. É por isso que é dito em Atos 2:17-18 que "nos últimos dias", quando Ele derramar o Seu Espírito, o resultado será sonhos, visões e profecia sobre velhos e jovens, homens e mulheres, o que obviamente inclui todos . Isto é porque nós vamos precisar deste tipo de orientação para o que está por vir, e Ele vai nos dar como Ele sempre tem feito para aqueles que o buscam.

O movimento que vem de Deus será o maior desafio que já enfrentamos, mas também será o melhor tempo de nossas vidas. Estes são os tempos que mesmo os antigos profetas desejaram ver. O Senhor reservou seu melhor vinho para o final, e muitos que estão lendo isto irão testemunhar o maior mover de Deus de todos os tempos.

É correto apreciar a honra de viver nestes tempos, mas também é correto tratá-los como a grande responsabilidade que são. A quem muito é dado, muito será exigido, e esta será uma época em que muito trabalho precisa ser feito. Mesmo assim, enquanto estivermos trabalhando com o Senhor, vamos encontrar descanso e refrigério no nosso trabalho como nos é dito em Mateus 11:28-30:

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

Você não coloca um jugo para ir para a cama, mas sim para fazer o trabalho. No entanto, não há maior descanso e refrigério que poderíamos encontrar para as nossas almas do que estar unido com o Senhor na Sua obra. Não há nenhum trabalho ou profissão que poderíamos ter nesta vida mais gratificante do que fazer o que Ele nos criou para fazer antes da fundação do mundo. Isso será a vida em um nível mais emocionante e gratificante do que a maioria jamais conheceu. Mesmo assim, conhecer e permanecer no descanso do Senhor será crucial para todos durante este tempo. Tanto trabalho que terá de ser feito com tantos vindo à fé, ainda assim não podemos cair em uma luta humana. Lutar na força humana é contraproducente no trabalho, no verdadeiro trabalho do Reino.

Ele é Sobrenatural

Nós fomos criados para ter comunhão com Deus, que é Espírito. Devido a isso, há um profundo desejo para o espiritual, o sobrenatural, em cada ser humano. Muitos encobrem isso, mas nunca poderão estar verdadeiramente realizados ou em paz, sem essa comunhão espiritual com Deus. Como Jesus disse em João 4:23-25:

"Mas a hora vem, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;porque são esses que o Pai procura para seus adoradores.Deus é espírito, e importa que aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

O apóstolo Paulo disse que, se estamos no corpo, ou no natural, estamos ausentes do Senhor (ver II Coríntios 5:6-9). Deveríamos estar mais no reino espiritual do que no natural, porque a "nova criação" é nascida do Espírito. Isso também vai tornar-se uma realidade no que está por vir. Então milagres extraordinários se tornarão comuns, e mesmo as "obras maiores", como falar para as montanhas e tê-las arrancadas e precipitadas no mar, vai ser feito para provar que a Palavra de Deus é verdadeira.

A verdadeira vida cristã é uma vida sobrenatural, e isso vai ser uma realidade no que está por vir. No entanto, por nós estarmos vendo esses milagres também significa que nós estaremos vivendo em tempos em que vamos precisar desses milagres. Todo mundo vai estar em um temor contínuo e admiraração pelas grandes coisas que o Senhor está fazendo, ou em terror contínuo com o que está acontecendo no mundo. O apóstolo Paulo disse em Atos 14:22, "Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus." Isto é verdade, pessoalmente, e para o mundo todo. Em cada teste há uma porta para o reino, e no julgamento final de toda a terra, a terra inteira entrará no reino.

A coisa boa é que a tribulação não vai durar, mas o reino vai! Para aqueles que ficarem perto do Senhor, eles mal saberão que estarão passando por tribulações. Em uma experiência profética, fui levado e encontrei-me em pé na frente de uma tela de radar em um navio de guerra, com o próprio Senhor ao meu lado. Apareceu um pontinho na tela vindo direto para nós, então dei ordens para o navio girar 90 graus. O navio virou, mas o pontinho na tela continuou bem na frente e se aproximando. Mandei o navio virar de novo, com os mesmos resultados. Eu, então, me preparei para o impacto, mas o blip foi-se embora e nada aconteceu. Eu então perguntei ao Senhor o que tinha acontecido. Ele disse que o blip na tela do radar foi o grande momento de angústia. Ele disse que estava vindo e não havia maneira de evitá-lo, mas se ficamos perto Dele, nós nem sequer sentiremos.

Para aqueles que estão andando em seu propósito, mesmo a grande tribulação será um evento mínimo. Haverá muito mais atenção sobre o que Cristo está fazendo do que sobre o que o anticristo está fazendo. Como lemos em Isaías 60, no momento exato em que a escuridão está cobrindo a terra, e a escuridão os povos, a Glória do Senhor será crescente sobre Seu povo. Então, como vemos no versículo três, as nações virão para a Glória. A luz vence! Nós precisamos conhecer as ciladas do diabo, mas a verdadeira segurança vem de saber o que Cristo está fazendo, e unir-se a Ele em Seus propósitos.

Como lemos em Daniel 2, ao mesmo tempo em que todos os reinos dos homens estarão entrando em
colapso e se tornando como poeira, o reino de Deus estará crescendo e vai continuar crescendo até encher a terra. Aqueles que estão obedecendo a seu comando para buscar primeiro o seu reino (ver Mateus 6:33) vão experimentar crescimento sem fim. Aqueles que estão buscando primeiro as coisas deste mundo experimentarão problemas crescentes. Cada ano que passa esta distinção se tornará mais pronunciada. É hora de colocar o reino em primeiro lugar, acima de qualquer outra coisa que estamos buscando.

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer para nos posicionarmos para pegar a onda que está vindo é conhecer os dons e ministérios do Espírito nos quais somos chamados a caminhar, e começar a caminhar neles. O mandato de Efésios 4 para todo ministério verdadeiro do Novo Testamento é equipar outros a fazer o trabalho do ministério, e não apenas fazê-lo nós mesmos. Aqueles que não obedecem a este mandato vão desaparecer em breve da liderança na igreja, e aqueles que treinam e equipam seu povo serão os futuros líderes do corpo de Cristo. Estes são os que não estão enterrando os talentos que já foram confiados, mas estão investindo e multiplicando-os. Não podemos realizar o que temos de realizar nestes tempos sem cada parte do corpo fazendo a sua parte.

Sumário

Nos últimos cinco anos eu tenho mostrado muitas dificuldades e adversidades que virão, e até agora, elas provaram ser precisas. Muitos não queriam ouvir ou acreditar no que tinha a dizer, e eu tenho que admitir que não tem sido muito divertido ter tantas palavras duras. Mesmo assim, todos essas provas têm portas para o reino que devemos agora percorrer. Quem ouviu o aviso e se prepararou fez muito bem. Os preparados irão prosperar em qualquer situação. Uma das preparações mais importantes que podemos fazer para estes tempos é ter uma vida simples.

Ganhar ou perder recursos naturais não é tão importante nestes tempos quanto estar no lugar certo,
equipados para o nosso propósito. Perder tudo o que possuímos não é tão importante quando comparado com perder a maior de todas as oportunidades espirituais que está vindo. A coisa mais valiosa que podemos alcançar nesta vida é ouvir as maiores das palavras no Dia do Julgamento: "Muito bem servo bom e fiel" (veja Mateus 25:23). Não há um ser humano que não trocaria de bom grado todas as realizações que eles conseguiram para ouvir essas palavras naquele dia. Isso também é aquilo pelo que devemos viver agora. Aqueles que o fizerem serão as mais felizes de todas as pessoas, e essa alegria não acabará para todo sempre!