ABALOS, SHEMITAH, JUBILEU, GLÓRIA E COLHEITA!

Que tempo tremendo estamos vivendo nessa geração!! Ao mesmo tempo, que tempo turbulento!! No entanto, se enxergarmos as coisas com a perspectiva do Céu, veremos que importa que as coisas sejam assim! Quando as pessoas e as nações estão confortáveis e acomodadas em uma aparente paz sem que essa paz tenha vindo do Alto,sem que  tenha vindo como resultado de obediência ao Senhor, é uma falsa paz, é uma rota perigosa que leva à perdição! O Senhor então por amor irá intervir, irá sacudir as coisas, abalar aquilo que pode e deve ser abalado tendo em vista uma maior manifestação do Seu Reino, da Sua Glória, tendo como objetivo a colheita das nações. Depois desses abalos Ele deseja que permaneça de pé somente aquilo que não pode ser abalado, ou seja, aquilo que está de fato fundamentado no “Reino que não pode ser abalado” (Hb 12:28)! Pecado não sobrevive a esses abalos! Iniquidades não sobrevivem a esses abalos! Religião não sobrevive a esses abalos! Quando eu digo religião, não estou me referindo necessariamente às grandes religiões falsas, mas muito mais à religiosidade nas nossas próprias vidas como filhos de Deus, obras mortas que nos impedem de sermos a Noiva sem mancha, sem mácula e sem ruga que o Senhor quer glorificar e desposar!

                Esses abalos vêm também para que as coisas se definam! Branco e preto, quente e frio, certo e errado! Sem esses abalos as coisas ficam cinzas, mornas e relativas! E por um tempo parece que o Senhor não faz muito para impedir que as coisas fiquem assim. Veja o texto de Malaquias 3:13-18:


“As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”
Malaquias 3:13-18



Uau! Que forte!! Você já se sentiu assim? Olha ao redor e por mais que você tente permanecer fiel ao Senhor (“guardar seus preceitos, e andar de luto diante do Senhor”) você olha ao redor e o soberbo está feliz da vida, os que vivem na iniquidade estão crescendo e os que tentam ao Senhor e não o temem escapam? As coisas ficam ainda piores, pois estamos absolutamente conscientes de nossas próprias falhas e deficiências, mas parece que há “dois pesos e duas medidas”, as coisas parecem que só apertam para o lado de quem quer de fato andar em obediência, e apertam mais ainda quando vemos que antes mesmo de começarmos a apontar para os soberbos e ímpios o Senhor quer é esmagar nossa justiça própria, nossa própria impiedade e soberba! Essa aparente discrepância no julgamento se explica: Deus nunca trata filho como Ele trata o mundo! Nunca trata trigo igual ao joio! Filho Ele corrige para que seja participante de Sua santidade (Hb 12:10)! Se estamos sem correção não somos filhos, mas bastardos (Hb 12:6-8). A Palavra também diz que o juízo começa pela Casa de Deus (I Pe 4:17)! Se queremos ser Casa para habitação do Senhor em Glória, temos que estar preparados para sermos corrigidos primeiro, purificados com fogo primeiro, quebrantados primeiro, para que então chegue o tempo do qual o Senhor fala a partir do verso 16! Há um memorial! Há uma lembrança da parte do Senhor! Não é que Ele se esqueça de algo, mas sim que chega um tempo de RECOMPENSA!! Chega um dia em que Deus decide vir julgar a desobediência, a iniquidade, a religiosidade, o mundo, e ainda que o propósito final seja sempre arrependimento e restauração, a medida já não é mais a mesma! É muito mais forte! Os juízos são muito mais sérios! Mas nesse dia Ele preserva os que temeram Seu Nome! São joias para Ele, são filhos! Então se vê mais uma vez a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve, entre o justo e o ímpio. Importa que seja assim! Em todo esse processo os filhos de Deus amadurecem em meio às provações para que possam carregar uma medida maior da manifestação da Glória do Pai!! O mundo está gemendo esperando por essa manifestação, a manifestação da Glória dos filhos que estavam nas cavernas amadurecendo em tempos como esses! Quando os abalos vêm, estes possuem as chaves do Reino para libertar a muitos e levar a cabo a colheita das nações! É o processo de Isaías 60:1-3:

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;

Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.”Isaías 60:1-3


                Veja que há trevas sobre o mundo, mas sobre os filhos vem a Glória do Pai! Mas não para por aí, a história não termina assim! Então o mundo CAMINHA para a luz e a Glória que nasce sobre os filhos!! Isso é colheita!! Então veja que importa que as coisas se definam assim! Preto no branco, quente e frio, certo e errado! E é a manifestação da Glória, a presença manifesta e tangível do Pai que vai definir as coisas, mais do que qualquer discurso, estratégia ou combate! O mundo verá que está na escuridão no momento em que vir a luz brilhando sobre os filhos! E então correm para eles e para o Seu Deus!! Aleluia!

                Esse é um tempo em que toda uma geração apostólica que pagou um alto preço nos últimos anos está saindo das cavernas! A Glória do Pai se verá sobre estes até que toda a terra seja cheia do conhecimento (manifestação) da Glória de Deus, como as águas cobrem o mar! Davi teve que se esconder por um tempo, inclusive em uma caverna literal, e passou por pressões terríveis enquanto Saul prosperava em seus intentos! Jacó teve que fugir e sofreu por 21 anos enquanto aparentemente seu irmão Esaú prosperava. Aliás, qual é a diferença entre Davi e Saul, Jacó e Esaú, e tantos outros casos como José, Daniel, etc, etc? Será que Davi e Jacó não precisavam de arrependimento enquanto Saul e Esaú eram os únicos pecadores da história? Muito pelo contrário! A diferença talvez seja o fato de Davi e Jacó terem se arrependido no tempo certo, no momento em que O Senhor os chamou e eles ouviram Sua voz, por temerem ao Senhor, enquanto Esaú vendia sua primogenitura, e Saul se irava e ardia em inveja. Esse arrependimento no tempo certo de Davi e Jacó os posicionou para entrarem na Escola do Espírito para que fossem purificados, tratados, libertos, para finalmente cumprirem seus destinos proféticos. Talvez tenha sido esse precisamente o problema com Judas Iscariotes. Enquanto os outros 11 estavam recebendo a correção e disciplina do Senhor e se arrependendo, Judas cheio de justiça própria e amor ao dinheiro se escondia atrás de sua posição e se absolvia quando precisava se quebrantar, até que por fim, quando a ficha finalmente caiu, se condenou (se matando) quando poderia ter sido perdoado (como Pedro o foi). Ou será que já era tarde para perdão?? Não sabemos. O que a Palavra diz é que era tarde para Esaú quando este buscou arrependimento, e Saul também foi rejeitado, embora Samuel tenha clamado ao Senhor por ele.

                O Senhor tem nos mostrado que esses últimos 7 anos tem sido exatamente um ciclo como esse! Tem sido 7 anos de um tratamento de Deus mais intenso com Seus filhos, para arrancar as iniquidades pela raiz e sermos posicionarmos corretamente para a explosão da Sua Presença nesse próximo Jubileu! Se você não está inteirado com a realidade dos anos Sabáticos (Shemitah) e Jubileu (Yovel), assista a esse vídeo no youtube do rabino messiânico Jonathan Cahn: https://www.youtube.com/watch?v=eakvDLfDKRs

                A partir de Yom Kippur desse ano (dia 23 de Setembro de 2015), começa um Ano de Jubileu! É um tempo maravilhoso onde historicamente tem se observado um grande agir de Deus em Israel, paralelamente com um grande mover de Deus na Igreja! É biblicamente um tempo de libertação da escravidão e restituição do que foi perdido pelas famílias. Famílias perdem bênçãos, heranças, unção e finanças por causa das iniquidades, e por isso o Espírito tem enfatizado tanto esse assunto nos últimos 7 anos, o último período de Shemitah antes desse Jubileu! E esse Jubileu é todo especial, pois é o Jubileu de Jerusalém!! 50 anos (anos bíblicos, de 360 dias) da reconquista de Jerusalém por Israel! Mais especial ainda pois o Senhor marcou esse tempo com vários sinais nos céus (luas de sangue nos dias exatos de festas bíblicas, eclipses do sol, alinhamentos de planetas e estrelas). Em Gn 1:14 a Palavra nos diz que Ele criou os luminares primordialmente para sinais e estações – sendo estações aqui a palavra hebraica moed – que significa “festas, tempos determinados”!

                O que esperar desse Jubileu? Abalos, abalos e mais abalos! Tudo o que puder ser abalado será abalado, e então colheita, manifestação da Glória do Pai e avanço do Reino! Mudanças rápidas e drásticas na Economia, Política, Clima, Igreja, e em todas as nações! As trevas irão ficar mais densas, mas a luz também vai ficar cada vez mais forte e brilhante! Não precisamos temer!! Se sua escatologia não se encaixa em um futuro glorioso da Igreja, sua escatologia precisa mudar (recomendo a leitura da página “Escatologia Vitoriosa”)! Os maiores e melhores dias da Igreja na terra começam nesse segundo semestre de 2015! Por mais que as nações sejam abaladas e julgadas, o fruto será colheita e avanço do Reino nas áreas de influência da sociedade, os Sete Montes (Artes, Mídia, Educação, Política, Economia, Família e Igreja). Esse é um tempo para declarar e andar na realidade de que as Nações vieram a ser do Senhor e do Seu Cristo (Ap 11:15)!!  Serão dias intensos, acelerados! Por mais que tenhamos sido obedientes na última estação, não será um tempo de repouso e acomodação de forma alguma! O descanso sabático será chave para navegarmos esse tempo! Começa esse ano o tempo para o qual nascemos! É uma honra termos sido escolhidos por Deus para nascer nessa geração!! Os profetas viram ao longe o “tempo da restauração de todas as coisas”, desejaram viver nesse dia, mas essa honra foi dada a nós!! É uma honra e uma tremenda responsabilidade! Há muito, muito trabalho a ser feito, e as nações aguardam os filhos maduros! Creio firmemente que estamos exatamente no tempo de Joel 3!! As nações estão caminhando para o Vale da Decisão, também chamado pelo Senhor de vale de Josafá! É interessante, porque Josafá venceu a batalha ADORANDO!!! Está tudo ali! Guerra, adoração, colheita, juízo das nações, restauração de Israel, livramento dos filhos, purificação da iniquidade (v.21)! (recomendo a você ouvir nosso "Seminário de Libertação Profética" nesse blog), e até mesmo as luas de sangue e os eclipses do sol!

                O que fazer para se posicionar corretamente? Bom, se você está lendo esse texto até aqui, muito provavelmente você tem se posicionado em obediência e arrependimento nos últimos anos, mas há algo mais que o Espírito tem nos falado para terminarmos de entrar nesse tempo tão maravilhoso! Veja esse texto de um site judaico messiânico:

       "Este é o 6º mês, no calendário Hebraico, o calendário de Deus. Todo esse mês é um mês para voltar para o Senhor, também chamado de Teshuvá em Hebraico, nesse mês nós buscarmos ao Senhor com todo nosso coração, porque esse também é o mês em que Deus libera sobre a terra a atmosfera de intimidade e desejo espiritual para se conectar com Ele como em Oséias 2:14-15 e Jeremias 2:2. Nesse mês Deus começa a nos preparar, e nos chamar para se separarem, aqueles que realmente estão famintos por Sua presença, nesse 6º mês as Escrituras nos dizem que Yeshua, Jesus Cristo nosso Senhor foi levado pelo Espírito (Lucas 4:1-4). Note a palavra “levado”, em outras palavras, Ele não decidiu ir sozinho, mas foi levado pelo Espírito (atraído por um desejo interno por intimidade, que não pode ser satisfeito por nada mais a não ser a Presença de Deus) para o deserto para jejuar e orar por 40 dias. Porque 40 dias? Porque são 40 dias do dia primeiro de Elul até o dia 10 do 7º mês, chamado Tishrei.  Levou 40 anos desde o dia em que Deus trouxe Israel para fora do Egito até o tempo em que eles estavam espiritualmente prontos para possuírem sua herança espiritual (Deuteronômio 8:2-3). 
      Mateus 4:1-2 diz que Yeshua (Jesus)nosso Senhor, jejuou e buscou a Deus por 40 dias no sexto mês, Elul de acordo com o calendário Hebraico. 
      Depois desses 40 dias Jesus nosso Senhor desce da montanha cheio do Espírito, expulsando demônios, ressuscitando mortos, provocando líderes religiosos ao ciúme, declarando e ordenando que as pessoas se arrependam de seus caminhos ímpios por que o Reino de Deus havia chegado (Lucas 4:1-37).
      Êxodo 34:28 diz que Moisés também buscou a Deus por 40 dias dentro desse mês de Elul. E no final desses 40 dias Moisés desce do monte com seu rosto brilhando e com os Dez Mandamentos nas mãos! 
      Esse também é o mês que nos prepara para o grande dia de Yom Kippur, o dia quando Deus toma as decisões e também se torna o Juiz de todos os seres vivos sobre a terra, ao buscarmos Sua face em oração, intercessão e estudo de Sua Palavra, e também jejuando por esses 40 dias, isso aumenta nossas expectativas e desejos de nos encontrarmos com nosso Juiz, Pai e Rei nesse dia (Yom Kippur) quando Ele nos dá um novo começo para um novo ano! 
      Nós O buscamos por 40 dias, começando no 1º de Elul e terminando no 10º de Tishrei do mês 7º, que é Yom Kippur, ou Dia da Expiação! 
      Nesse mês de Elul nós também lemos todo o livro de Cantares de Salomão do primeiro ao último capítulo, e nós recitamos Oséias 2:14-23.   
      Durante o mês de Elul nós “examinamos” nossos corações em busca de qualquer mal e nos arrependemos, em preparação a Rosh Hashanah (Festa das Trombetas, cabeça do ano, 1º de Tishrei). Disso vem que a palavra “Elul” significa “buscar, examinar” ou “inspecionar”, aludindo à natureza de nosso trabalho durante esse mês. 
      Outra interpretação rabínica de “Elul” é ligada a “arrependimento”. O mês quando a noiva (igreja) se prepara para Seu Noivo (Deus)."   
(http://www.ngabo.org/seasons/months/elul.htm)

                Maravilha não é mesmo?! Agora sabe qual é o detalhe que deixa tudo ainda mais interessante? ANOS DE JUBILEU SÃO DECLARADOS NO YOM KIPPUR!!! Jesus começou Seu ministério terreno, anunciando o “Ano Aceitável do Senhor” (ou Jubileu), exatamente no dia de Yom Kippur, o Dia da Expiação!! E Ele marcou esse ano de Jubileu (que vai de Setembro desse ano até Setembro do ano que vem) para iniciar O MAIOR MOVER DO ESPÍRITO DA HISTÓRIA, TRAZENDO A MAIOR COLHEITA DE ALMAS DA HISTÓRIA!! Dia 23 de Setembro é Yom Kippur, é Jubileu! Em Israel o Jubileu era anunciado pelo Sumo-Sacerdote por um toque do Shofar, após a nação ser perdoada, e então os escravos voltavam para suas famílias e as terras perdidas pelas famílias voltavam a seus descendentes! Em Cristo, nosso Sumo-Sacerdote, é um tempo de libertação, restauração, restituição e colheita!  

                Elul (o mês de preparo e em que Moisés e Jesus jejuaram) esse ano começa no PRÓXIMO SÁBADO, dia 15 de Agosto!! (Na verdade, ao cair da tarde de sexta, início do Shabat!). Pergunte ao Senhor como Ele deseja que você jejue (não precisa ser total ok?!), e mantenha em mente que é a Ele que desejamos e buscamos!! Quando o Noivo estava na terra os discípulos não jejuavam, mas quando Ele foi tirado, aí sim jejuam! Essa é nossa motivação! Ver, ouvir, sentir, ter comunhão com Ele, por amor, por pura e total necessidade!! E então saímos com Ele pelas nações anunciando Seu Jubileu!! É o tempo mais emocionante de toda a história, não fique à margem assistindo tudo, mergulhe no Rio de Sua Presença e vamos avançar Seu Reino na Terra!! 

Nenhum comentário: