ESCATOLOGIA VITORIOSA

Shalom queridos. Compartilho com vocês um resumo do livro "Escatologia Vitoriosa" do Apóstolo americano Harold Eberle. O Ap Eberle além de rodar o mundo levando a mensagem do Reino, tem sido de grande influência em lugares muito especiais como a Igreja Bethel do Ap Bill Johnson, hoje uma referência mundial em avivamento. Essa visão escatológica denominada "Escatologia Vitoriosa", é chamada tecnicamente de Escatologia Preterista Parcial nos meios acadêmicos, e tem sido a preferência de grandes homens de Deus desde o primeiro século da nossa era, até os dias atuais. Entre eles, além dos próprios Apóstolos do Senhor e seus discípulos diretos e indiretos, chamados Pais Apostólicos (pré-nicenos), temos também Agostinho, Lutero, Spurgeon, Edwards, e em nossos dias, Peter Wagner, Ché Ahn, entre muitos outros. O livro do Ap Eberle ainda não possui tradução para o Português e temos a informação de que há um livro sobre o mesmo tema do Ap. Hector Torres prestes a ser lançado no Brasil. Enfim, é um assunto IMPORTANTÍSSIMO, pois se vamos continuar avançando com conquista de territórios, colheita abundante de almas,transformação dos montes da sociedade, enfim, avançando o Reino de Deus nessa geração, nossa base escatológica precisa mudar radicalmente, pois seria no mínimo uma discrepância falarmos de transformação e conquista abrangente  nesse tempo se tudo estivesse ruindo e prestes a ser entregue para uma figura histórica chamadaanticristo. Enfim, ore, mantenha o coração aberto, reveja conceitos, ligue os pontos, faça perguntas sinceras para Deus, e se prepare para ter sua visão dos eventos proféticos de Apocalipse totalmente mudada, e para melhor!! Cito o comentário do Ap.Dr.Peter Wagner (Presidente Emérito da Coalizão Internacional de Apóstolos e autor de mais de 70 livros) sobre o livro do Ap Harold Eberle: "Quando eu li pela primeira vez Escatologia Vitoriosa, uma lâmpada se acendeu em uma parte obscurecida do meu cérebro! Desde que me tornei um forte defensor da teologia do domínio, eu percebi que minha escatologia anterior da Bíblia Scofield não servia mais. Contudo, enquanto eu sabia o que eu não era, eu não sabia direito o que eu era até que Harold Eberle e Martin Trench vieram. Esse é um dos livros mais importantes que eu li em um longo tempo!"

Eu misturei no meio do texto diversas explanações para facilitar o entendimento (nem sempre entre parênteses), que não interferem de forma alguma no sentido original do Ap Harold, somente facilita o entendimento, ao explicar algumas questões. Tenha uma leitura abençoada!


ESCATOLOGIA VITORIOSA

Ap. Harold Eberle


Se sua visão escatológica é futurista ou preterista parcial, depende de como vc interpreta Mateus 24. A pergunta dos discípulos foi uma só ou foram três? (Mateus 24:3 "Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.")

Vc precisa considerar o contexto desse capítulo – a destruição do templo. Jesus falava com eles sobre isso do alto do Monte das Oliveiras, de onde tinham uma visão privilegiada do Templo. A primeira pergunta é sobre a destruição que Jesus tinha acabado de dizer que ocorreria.

"Quais serão os sinais da Sua vinda?" – os discipulos nem mesmo criam que Jesus morreria, estavam pedindo para se assentar à direita e à esquerda Dele no Seu Reino. Para eles, perguntar quando seria sua vinda, seria o estabelecimento do Seu Reino Messiânico em Jerusalém, naquela geração (é fato cohecido que os judeus esperavam um Messias político-militar, para livrar Israel do domínio romano, à semelhança de Davi com os Filisteus. Por essa razão Jesus preferia se denominar o Filho do Homem, segundo a visão de Daniel 7:14, e também essa é a razão para os discípulos perguntarem em Atos 1 se seria naquela geração que Jesus restauraria o reino à Israel, então uma colônia romana. Jesus virá para governar sobre todas as nações a partir de Jerusalém como os 12 esperavam, mas na Sua segunda vinda! E os 12 ainda não sabiam disso quando fizeram essa pergunta). Essa tem sido a visão de homens de Deus pela história, como Jonathan Edwards – a vinda Dele seria a revelação do Seu Poder como Messias. Em Mateus 16:28 Jesus faz uma declaração – “alguns aqui não verão a morte até verem o Filho do Homem vindo em Seu Reino”. Pensamos que é a segunda vinda, mas é na verdade a vinda do Reino! Se fosse a segunda vinda, alguns dos que estavam ali teriam que estar vivos até hoje...O que é então a vinda do Reino que Jesus está falando aqui? Quando Ele se assentou à direita do Pai, depois de ressuscitar e subir aos céus, essa é a vinda do Seu Reino!! Ele tem reinado por 2000 anos, até que todos seus inimigos sejam colocados por escabelo dos Seus pés!!

"Não passará essa geração sem que essas coisas aconteçam" declara Jesus. Lembre-se de que a conversa começa com Jesus declarando que o Templo seria destruído. Qual geração? Aquela, a dos discípulos, 2000 anos atrás. O Templo foi destruído em 70 D.C.

O Teólogo Scofield em 1909 dividiu a Bíblia em períodos de tempo, ou dispensações. Isso lançou as bases para o pensamento futurista.Os futuristas tem que teologizar a expressão “não passará essa geração”, ou seja, precisam tentar tirar a objetividade do que Jesus está dizendo. Ele disse: o Templo será destruído, os discípulos perguntaram "quando" e Jesus respondeu, "não passará essa geração". E não passou...40 anos depois disso a profecia se cumpriu e não ficou pedra sobre pedra.

Então Jesus diz que todos verão o Sinal do Filho do homem no céu (a palavra é ouranos – céu, habitação de Deus) – O Filho do Homem está no céu!

Ele vai aparecer, voltar, mas não é o que esse texto está falando. O sinal do Filho do homem no céu é a destruição de Jerusalém e do Templo. O sistema antigo de sacrifícios estava prestes a acabar depois de 1500 anos, desde que ficou obsoleto com a Cruz! Hebreus fala sobre o velho acabar para dar lugar ao novo. Jesus diz que o sinal da sua vinda será visto em toda TERRA, no grego original a palavra é “GE”, e não “KOSMOS”. Enquanto Kosmos é a palavra usada para a terra por inteiro, Ge aponta para “área”, "região",ou seja, a Judéia, e não todo o globo terrestre! É certo que Paulo fala sobre o toque da trombeta do Arcanjo e todo olho o verá, mas não é o assunto que Jesus está tratando nesse início. (Leia esse artigo esclarecendo melhor a questão da vinda do Senhor entre as nuvens e como os judeus sempre entenderam essa declaração como anúncio de juízo, no caso do anúncio do Senhor em Mt 24, juízo sobre o antigo sistema de sacrifícios, e sobre os judeus que até aquele momento não haviam crido: http://profeciaconsumada.blogspot.com.br/2012/03/como-jesus-veio-nas-nuvens-em-66-70-dc.html


Depois quando Jesus começa a falar do fim dos tempos, respondendo a terceira pergunta dos discípulos, emendamos com o cap 25, o capítulo das parábolas das virgens prudentes, talentos, ladrão de noite, etc..

E o elemento chave de todas essas parábolas é SURPRESA TOTAL. Não haverá sinais!!

Temos que entender as esferas de cumprimento profético na Bíblia, onde há um cumprimento parcial e um mais abrangente. O padrão nas escrituras é que uma sombra do real cumprimento venha primeiro, como a promessa feita a Davi de que não faltaria descendentes seus reinando, promessa que não se cumpriu plenamente em Salomão seu filho, mas em Jesus, Rei dos Reis, da descendência de Davi, que veio estabelecer Seu Reino pela pregação do Evangelho a partir da Sua primeira vinda, mas que virá estabelecê-lo plena e visivelmente na segunda vinda.

Quando falamos de todas essas coisas muitos resistem mudar não necessariamente por convicções teológicas e por análise bíblica, mas por tradição, porque cresceram aprendendo assim. Se traçarmos a origem do ensino futurista, dispensasionalista, chegamos a um pólo teológico muito forte nos EUA que é o Seminário Batista do Sul, que defende ardentemente essa opinião. Entre outras pressuposições teológicas esse seminário também defende a doutrina do cessacionismo que diz que os dons espirituais cessaram com a primeira geração de Apóstolos.

Para se tornar um preterista parcial, basicamente você precisa abrir mão do pessimismo na escatologia.

A ideia de que as coisas vão melhorar ou piorar é a grande diferença.

Exemplo dos EUA - 200 anos atrás os EUA tinham 5 milhões de imigrantes e 20% deles eram escravos. Aborto era legal durante a maioria dos anos 1800, cerca de um quinto das gravidezes eram abortadas. Prostituição era superior a hoje (1 p/ cada 64 homens). Assassinatos eram comuns nas comunidades mineradoras, chineses foram trazidos p/ a costa oeste para trabalhos forçados, mulheres podiam apanhar dos seus maridos legalmente. Frequência nas igrejas era estatisticamente menor do que hoje. (Isso é só um exemplo da maior nação protestante do mundo!)

2000 anos atrás quando Jesus veio à terra, somente uma pequena nação tinha revelação sobre o Deus único e verdadeiro, e mesmo assim em meio à muita tensão e dúvidas. As outras nações viviam em idolatria e feitiçaria, adorando os demônios. 40 % da população do império romano era de escravos e o homossexualismo era comum, especialmente dos senhores com os escravos e a pedofilia era normal e incentivada. Na América do Sul, milhares eram sacrificados em uma só cerimônia de adoração a deuses sanguinolentos, e no Brasil canibalismo era comum até a chegada dos Portugueses. Alguns dos primeiros exploradores relataram canibalismo tal entre as tribos brasilieras, inclusive no atual Rio de Janeiro, onde entre outros detalhes, as crianças preferiam as mãos e pés dos que estavam sendo devorados.

Hoje cerca de 200.000 pessoas nascem de novo todos os DIAS. A igreja nunca cresceu tanto!! Nos últimos 25 anos, mais pessoas vieram a Cristo no mundo do que nos últimos 2000! E isso não só em termos absolutos (há muito mais gente hoje do que em qualquer outra época da história), mas também em termos relativos, porcentagem da população. Você sabe qual é o país onde o evangelho mais cresce hoje no mundo? É o Irã!!! Missionários já falam em 30% da população nascida de novo, com a implantação de várias casas de oração 24 horas. Em resposta a essa intercessão e adoração contínuas, Jesus tem aparecido em sonhos e visões a muçulmanos, incluindo muitos líderes, e estes estão se convertendo.

Juízos e Arrependimento

Deus quer que a justiça de Cristo se estabeleça sobre cada pessoa, cada família, cada cidade e cada nação. E para isso Ele chama todos ao arrependimento e fé. Quando não há arrependimento Ele simplesmente permite que as nações colham os frutos de seus pecados. Esses são os juízos de Deus, sempre, sempre para levar ao arrependimento! Depois do Tsunami na Indonésia, o país que já foi o maior país islâmico do mundo e o que mais matava e perseguia cristãos, se tornou foco de avivamento, onde uma só igreja, liderada pelo Dr Niko, já possui mais de 5 milhões de pessoas na rede apostólica, em meio a uma colheita repleta de sinais e maravilhas. Os juízos tem vindo sobre a economia da Europa por exemplo, sobre o clima, etc. O que temos que ter em mente é que Deus não tem prazer em liberar juízos, mas eles são necessários para que os poderes das trevas sejam abalados, as nações se arrependam e o Reino avance. Eles irão continuar e cada vez mais vidas serão acrescentadas ao Reino. Fora isso, o trigo e o joio irão coexistir até o fim. Jesus disse que os dois cesceriam até o tempo da colheita, que é Sua segunda vinda. Isso significa que tanto o trigo quanto o joio estariam completamente amadurecidos no fim. Maldade no seu ponto máximo, mas também santidade e Glória de Deus sobre os santos no ponto máximo! Com isso concorda Apocalipse 22 - quem é sujo suje-se mais, quem é santo santifique-se mais, e também Isaías 60:2,3 - A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a Sua Glória! As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer!

A visão futurista leva muitos crentes a pensar que não precisam ir para a faculdade, investir nos filhos, sonhar com o futuro...Tem produzido uma igreja acovardada e isolada, que se refugia nas 4 paredes dos templos esperando o arrebatamento com uma ideia de que e inevitável o anticristo dominar sobre tudo e todos. Sobre isso falaremos mais adiante.

Daniel 2 e 9

Capítulos 2 a 4. Mostra os impérios que se levantariam e então o Reino de Deus viria e seria estabelecido para sempre! Na visão de Nabucodonozor com a estátua, a Rocha (Jesus) viria nos tempos do império Romano, o que sabemos que aconteceu. Então a profecia diz que o Reino Dele cresceria até encher toda a terra! Para os futuristas o Reino só será estabelecido na segunda vinda. Jesus estaria 2000 esperando sentado à Destra do Pai para cumprir todo o Apocalipse em apenas 7 anos, julgando as trevas e estabelecendo Seu reino nesse período.

Para os preteristas parciais – o Reino veio na primeira vinda, está crescendo e por fim tomará toda a terra. Com isso concordam as parábolas – o reino é como uma semente, é fermento que cresce até tomar toda a massa etc. Jesus ensinou a orar para que o Reino viesse!

Também não significa que o mal será totalmente subjugado até a segunda vinda, pois há o joio.

Durante o império romano a Rocha viria à terra! Aconteceu, e o império romano não existe mais. Os futuristas precisam crer que haverá um segundo império romano para que a Rocha venha no tempo dele, somente para encaixar sua teologia nesse versículo. Nunca mais haverá um império Romano. Os futuristas correram para apontar para a União Européia para dizer que ali estava o império Romano redivivo, e o que vemos agora é um juízo de Deus para que a Europa se volte para Ele!


O REINO ESTÁ DISPONÍVEL, AO ALCANCE (a expressão que Jesus usava “O Reino está próximo” tem essa conotação, no inglês “at hand” – ao alcance da mão, perto)!! Os futuristas acreditam que é algo futuro. OS MAIORES DIAS DA IGREJA ESTÃO AINDA ADIANTE DE NÓS!!!


Daniel 9 – Daniel estava no cativeiro e leu em Jeremias que o tempo do cativeiro estava acabando. 2-19 ele ora. Ele se arrepende e pergunta sobre o tempo, o futuro. A resposta vem e o anjo responde: Versículo 24 a 27 (LEIA) Setenta semanas (de anos) estão decretadas sobre o teu povo (os judeus) = 490 anos!Levou 7 anos para reconstruir o templo em tempos angustiosos. O anjo fala em 69 semanas antes do Ungido (Cristo) isso dá 483 anos depois do decreto da libertação do cativeiro Babilônico,caiu em 27 DC – O exato ano em Jesus se apresenta publicamente!!! (Considerando o conhecido erro de cálculo da data de nascimento de Jesus, que no calendário gregoriano na verdade cai entre 4 e 6 Antes de Cristo).


Para os futuristas – os últimos 7 anos – a última semana de Daniel: Dn 9: 26 – diz que o Messias será morto e depois o povo do príncipe que há de vir destruirá o Templo. Em 70 Jerusalém foi destruída. V 27 – os futuristas falam de 7 anos no fim dos tempos de favor para com os judeus. E entre o I século e a 70ª semana, ensinam que Deus estava lidando com os gentios. Acredita-se que todos os eventos de Apocalipse acontecem nesse período de 7 anos. Nesse entendimento quem faz o pacto é o anticristo (o tal príncipe, ou governante que há de vir).


Preteristas parciais – não há intervalo entre 27 DC e a 70ª semana. Aqui quem faz acabar o sacrifício é o Messias! Não há mais necessidade de sacrifícios. O sacrifício Dele foi perfeito e não há necessidade dos judeus voltarem a oferecer sacrifícios em um terceiro templo. A questão toda é quem é esse que põe fim ao sacrifício no versículo 27. Veja que o assunto do que o anjo está falando com Daniel é o Messias, o Ungido. Ele cita um governante que destruiria Jerusalém e o Templo. Mas no versículo seguinte ele volta a falar do assunto principal.

O anjo diz no vers. 27 que Ele (o Ungido, e não o governante) fará uma aliança com muitos por 7 anos, e no meio Ele daria fim ao sacrifício e à oferta, ou seja, depois de 3 ANOS E MEIO! Esse é o tempo do ministério público de Jesus, tempo em que Ele praticamente pregou só para judeus (veja que era um tempo de favor com os judeus). Nesse momento Ele faria uma aliança! Que aliança é essa? - a Cruz! Algumas traduções dizem: uma aliança firme! Depois desses sete anos acabaria esse tempo estabelecido sobre os judeus. O que aconteceu 3 anos e meio depois da cruz (ou seja, no final da 70a semana)? - a morte de Estevão. Imediatamente depois disso, Pedro é enviado à casa de Cornélio, Paulo se converte, e o evangelho começa a ser levado também para os gentios!!


Deus ainda tem uma aliança com os judeus. É irrevogável, mas o que permanece é uma promessa que seus olhos serão abertos para reconhecer a Jesus como messias.Os preteristas parciais vêem judeus e gentios adorando juntos tendo Jesus como Messias, enquanto os futuristas vêem os judeus como um povo separado que só vai ser salvo depois do fim do tempo dos gentios. É fato que desde a igreja primitiva, nunca tantos judeus tem se convertido a Jesus como em nossa geração! E depois de séculos de antissemitismo e total abandono das raízes judaicas pela Igreja, nunca se viu um movimento tão intenso e sistemático de reconciliação e retorno aos princípios perdidos pela igreja gentílica. Os dois estão se tornando um só homem em Cristo!!

O favor de Deus com Israel se cumpriu no momento em que o Messias andou no meio deles e pregou primeiro para eles, embora haja promessas dos olhos serem abertos no futuro. Os futuristas tem que crer na reconstrução do templo , pois é a única forma de haver novamente sacrifício para o anticristo poder interromper. Em momento algum a Palavra diz que o templo será reconstruído. Toda a base teológica se fundamenta na interpretação desse único versículo. Se é o anticristo, tem que haver templo, para poder haver sacrifícios, para o anticristo poder interrrompê-lo. Mas se é o Ungido, o sacrifício já foi interrompido no templo que já foi destruído em 70 D.C.

APOCALIPSE

Futuristas – Capítulos 4-18 estão no futuro, na grande tribulação. Apocalipse teria sido escrito em 96 d.C.

Historicista – Período da vida de João até o futuro. Apocalipse escrito em 56 d.C. (João esteve DUAS vezes preso em Patmos, falaremos mais sobre isso).

Cap 1 – Jesus fala das coisas que em BREVE devem acontecer – isso significa, no período de vida de João.

2, 3 – cartas de igrejas que existiam. Só dispensacionalistas crêem que essas igrejas representam fases da igreja na história. O problema é que a última igreja na visão é Laodicéia, e isso nos faz pensar que toda a igreja dos nossos dias é assim, morna, mundana.

4- Futuristas dizem que quando a voz diz “sobe aqui” e ele vê a porta, está falando do arrebatamento, a igreja teria subido no cap 4, mas só João foi arrebatado aqui. Ele entrou em uma porta dimensional e começou a ver o futuro próximo e distante , como veremos.

5 – Deus Pai com o livro em Suas mãos. Em Daniel, Gabriel diz “sele a visão”, até o tempo determinado– que tempo? Quando Jesus os abriria! Jesus se assenta à destra do Pai e então abre o selo!!


Juízo – pensamos em um juiz criminalista, mas juízo é a proclamação da vontade de Deus. Juízos são para TRAZER AS COISAS DE VOLTA À VONTADE PERFEITA DE DEUS.


JUÍZOS DOS SELOS, TAÇAS E TROMBETAS NO PONTO DE VISTA HISTORICISTA (tão logo Jesus se assenta no Trono, os inimigos começam a ser colocados por escabelo de Seus pés)


Capítulos 7-11 – Juízos sobre Israel e  judeus incrédulos / 12-14 – Juízos sobre o Império Romano / 15-18 – Juízos sobre o Mundo / 19-22 – Futuro

O Pai está estabelecendo e aumentando Seu domínio!!

Romanos 2 fala que o juízo vem primeiro sobre os judeus, depois os gentios. 70 DC é o ano!!!Depois disso o império romano é julgado. O império romano é destruído pelo Reino.


6- SELOS – Os futuristas mais uma vez dizem que tudo isso é para o futuro, na tribulação. A voz diz: VEM, e não VÃO. Eles se apresentam ao Rei. A guerra não havia começado. Os santos perguntam: É agora? E o Senhor responde, não.

7 – Proteção sobre alguns judeus. 144.000, porque Deus não destruiria todos os judeus. Isso fala dos que foram poupados nos juízos contra os judeus, ou seja, os que creram. A mente judaica entendia esses códigos proféticos não literalmente, ou seja, era um número simbólico. Sétimo selo – a trombeta soa, a guerra vai começar. O juízo começa a ser liberado, onde? Para Israel. Palavra mundo aqui, mais uma vez é Ge (região) e não Kosmos. (cap 11 – Jerusalém era comparada a Sodoma e Egito).


9:14 – 4 anjos no rio Eufrates. 4 legiões foram enviados a partir do Eufrates para destruir Jerusalém, isso é história! O exército de 200.000.000 é ensinado pelos futuristas como sendo chineses e russos vindo para destruir Jerusalém no futuro. No natural não vemos um exército desse tamanho à cavalo. É uma forma de dizer: é inescapável. Não há como fugir desse juízo. Naquele tempo era comum cantar o cântico de Davi em batalhas. (Saul matou milhares, mas Davi matou dez milhares...)


10 e 11 – continua a destruição de Jerusalém. 42 meses foi exatamente o tempo do cerco e destruição de Jerusalém pelo general Tito. As duas testemunhas – futuristas dizem que serão Moises e Elias...Um hebreu imediatamente associaria com Elias, pois controlou o clima. V 4 – Oliveiras – de onde o óleo vem. Lâmpada – de onde a luz vem. É maior que dois seres humanos – é a unção! Moisés e Elias carregaram essas unções, mas a lei e os profetas testificaram do Messias. Quando Jerusalém é destruída, há silêncio. A lei e os profetas não estão mais falando naquele momento. Mas através da igreja tanto a lei quanto os profetas começam a falar novamente. Mas agora João vê um novo templo nos céus. Não precisamos mais do templo terreno, agora temos Jesus!! O novo Reino que nunca será abalado (Hebreus). Tudo tem que mudar, tudo tem que se alinhar a Jesus Cristo!!

OS REINOS DA TERRA SE TORNARAM DO NOSSO SENHOR E CRISTO!! ELE TOMOU O REINO E COMEÇOU A EXPANDIR SEU REINO!!


Agora voltando a falar das duas estadas de João em Patmos. Há evidencias que João estava em Patmos em 56!!! Versão Síria do NT do II séc – Acrescenta que João foi preso por NERO em Patmos!! Nero era imperador em 56!! Tertuliano escreve – “...João foi lançado em óleo fervente e não sofreu nada, e então levado a uma ilha, sob comando de Nero”. E também há evidências que ele estava de volta lá em 96. Jesus diz a ele que ele mesmo pregará essa mensagem em muitas nações, mas em 96 relatos dizem que ele já estava tão velho que só balbuciava algumas palavras e tinha que andar com auxílio. Ou seja, para que o Apóstolo ainda pudesse pregar nas nações o que o Senhor havia lhe mostrado, teria que ter sido em 56, no auge da sua vida adulta. Isso faz toda a diferença, pois coloca os juízos sobre Israel e os judeus incrédulos (capítulos 7 a 11) para o futuro (70 D.C).


Cap. 12 – IMPÉRIO ROMANO- Em Daniel 2 a Rocha viria e esmagaria o império Romano, e então seu Reino cresceria para sempre! A força do império romano foi diminuindo gradativamente após a entronização de Jesus, até Roma ser destruída em 410, e o império em 475, só restando uma parte, o império bizantino.

v.3 – dragão com 7 cabeças e 10 chifres – Em Daniel se refere a chifres como líderes. Houveram exatamente 7 césares, e 10 províncias no império romano. V 9 – o dragão em pessoa por trás. Esse evento de satanás derrubado acontece DEPOIS de Jesus se assentar no Trono!! Ele tentou matar Jesus, mas depois tenta matar todos os santos. A mulher está sendo vista por João no mundo espiritual – há um senso ainda maior do que Maria (como diz o catolicismo) ou Israel (como dizem os futuristas). Depois disso a mulher dá luz a muitos filhos!! É a pura vontade de Deus em ação, a vontade Dele de que muitos filhos nasçam no Reino.

Em 64 a primeira grande onda de perseguição começou depois de um terço de Roma ser incendiada por Nero. Se há um período em que satanás teria vindo com ódio terrível contra os cristãos seria exatamente no período de Nero. Foi ponto comum entre todos os pais apostólicos por mais de 300 anos que a besta de apocalipse era Nero. Satanás foi destronado nos céus, desceu à terra e possuiu um homem, Nero, que achava que era deus. 13:4 – eles adoraram a besta...Nero exigia adoração. 666 sempre foi interpretado pela igreja historicamente como Nero. As letras hebraicas tb tem valores numéricos, o nome de Nero tem o valor de 666. A marca de Deus é citada em Apocalipse 7 vezes, exatamente o mesmo número de vezes que a marca da besta. E a marca de Deus é espiritual, como a marca nos 144.000. Se a marca de Deus é espiritual, a da besta tb tem que ser. O que significa a marca na fronte ou na mão? A mente está marcada e tb a mão, é onde seus pensamentos e as suas obras vão, dependendo da marca que está sobre sua vida. Não é um chip na mão ou na testa...

TODOS OS GRANDES REFORMADORES E PAIS APOSTÓLICOS ERAM HISTORICISTAS.

Então um Anjo forte com o Evangelho eterno no capítulo 14!! Uma grande colheita de almas!

Cap 14 – E outro anjo diz Caiu, caiu a grande babilônia.

Quando há esse quebra do poder satânico, eles não são mais capazes de influenciar as nações. Babilônia com sua influência de fazer líderes acharem que eram deuses. Nunca mais se vê isso na história, não com a força dos césares romanos.75 anos depois da “conversão “ de Constantino, 75% do império romano estava indo à igreja (embora saibamos da contaminação pagã...)

O texto continua mostrando um terceiro espírito se dobrando – uma prostituta, alguns dizem ser um espírito de religiosidade. Os reis sempre se uniram a feiticeiros, religiosos, para controlar os povos. Mas então a prostituta se rende. Veremos que isso não foi extinto, mas esses poderes tem se dobrado a Cristo pela história paulatinamente.

Então TAÇAS. Numero sete, completo! Não necessariamente literal.

Agora até o cap 19, TUDO JÁ SE PROSTROU A ELE!!!!

Esse espírito babilônico ainda continua agindo em alguns líderes, mas ele foi derrotado...não se vê mais lideres achando que são deuses...Um exemplo recente: Muamar Kadafi foi proclamado “rei dos reis e senhor dos senhores da África” por líderes tribais, dois meses antes de ser achado se escondendo em um tubo de esgoto, e ser morto.

Não se pode jogar no lixo tudo o que o catolicismo fez na idade média, mas os espíritos de religião e controle estão sempre procurando líderes para controlar o povo.Vem a reforma e em poucos anos 50 % da Europa deixou o catolicismo. Então nações começam a adotar religiões oficiais, não há mais uma única só! Mas isso também é Babilônia, então até as religiões nacionais perdem força e surgem as denominações.Agora nem denominações podem mais dominar os cristãos. É impossível controlar com a visão de uma só denominação. É Deus quem está fazendo isso, e os líderes que não se posicionarem com uma visão de Reino e um espírito de liderança servidora, perderão mais e mais influência.

Esses espíritos tem que se dobrar! Jesus já os julgou, e todo líder e instituição que se deixa levar por esse controle babilônico sofre o juízo de Deus. Isso já está julgado pelo Leão de Judá!! (Em Nome de Jesus, que essa declaração não alimente orgulho e rebeldia contra líderes no coração de ninguém, quem trata de autoridade é Deus, pois toda autoridade vem Dele!)

Armagedom – uma luta espiritual para que tudo se submeta a Jesus! Israel NUNCA FOI CITADO EM ARMAGEDOM. Joel 3 diz multidões, multidões no vale da decisão!!! Nos últimos dias, todos terão que tomar uma decisão, tudo será claro!! Preto no branco! (É a palavra de Isaías 60!)

Podemos sobrepor nesse gráfico de perda de posição e influência da babilônia, o crescimento e avanço da igreja, do Reino!

18:20 – Regozije-se sobre ela!!! Apóstolos e profetas! É hora DOS APÓSTOLOS E PROFETAS SE LEVANTAREM!!!! No exato momento em que a igreja subjuga o espírito de religião e orgulho (os maiores perseguidores da unção apostólica e profética genuína, tem uma aparência de luz, de sabedoria, mas os frutos denunciam sua malignidade - era sob a influência desse espíritos que os escribas e fariseus da época de Jesus se moviam. A religião sempre faz isso - honra os profetas de outrora, enquanto persegue e mata os de sua própria geração, pois estes estão denunciando seu pecado e dureza de coração).

E então as BODAS!!! (Vivemos nesse tempo a restauração dos ofícios apostólicos e proféticos na Igreja ao redor do mundo).

Os Reinos desse mundo se tornaram do nosso Senhor no cap 19!! Isso ainda irá se cumprir (vamos deixar isso bem claro!!)

Então no cap 20 – MILÊNIO! Depois das bodas. Pré-milenismo histórico. Mark Trench (co-autor do livro) por exemplo, é pós-milenista, Jesus teria estabelecido o milênio na primeira vinda. Não é a posição preterista parcial, nem a posição de Harold Eberle. HAVERÁ UM MILÊNIO! NO FUTURO, PRÓXIMO! E é exatamente por entender que o Apocalipse VEM se desenrolando na história, e que ainda há profecia por se cumprir é que essa escatologia é preterista PARCIAL...


Novos céus e nova terra - Os futuristas crêem que essa terra será destruída e refeita do nada.Na visão preterista parcial, a terra será RENOVADA!! Há vários textos falando sobre a terra não sendo destruída. Pedro fala sobre destruição com fogo – Jesus se manifestando em toda Sua glória, consumindo tudo que está distorcido com Seu fogo.Nova Jerusalém DESCENDO DO CÉU, a dimensão da cidade Eterna transformando a realidade da terra – na Nova Jerusalém, teremos funções, carreiras, mas com o corpo glorificado. Faz diferença se iremos deixar a terra e ir par o céu, ou o céu descer para a terra? O que importa é termos o corpo glorificado e podermos acessar todas as dimensões do Reino no espírito. Em um piscar de olhos estamos na terra e em outro estamos diante do Trono. É por isso que Jesus nos ressuscitará com Ele no último dia!! Nos dará um corpo glorificado! O que somente alguns profetas tem experimentado agora (arrebatamentos ao terceiro céu, corpo trasladado, etc), todos experimentarão com o corpo glorificado.

PARA RESUMIR, AS COISAS NÃO ESTÃO DESCENDO LADEIRA ABAIXO, O REINO DE DEUS ESTÁ CRESCENDO!!! HÁ O MAL, HÁ O PECADO, HÁ OS JUÍZOS E O JOIO, MAS A DIFERENÇA É FOCAR NO QUE O DIABO ESTÁ FAZENDO OU NO QUE DEUS ESTÁ FAZENDO NESSA GERAÇÃO!!!


Anticristo - A palavra anticristo não é muito discutida na Bíblia. É citado em I João, mas é um espírito, e não uma pessoa. Em Apocalipse a palavra é "besta", mas não é citado nenhum anticristo. Em Mateus a abominação da desolação. Mas temos que separar em nossa mente o “homem da iniquidade” da besta do Apocalipse.

Em I João o contexto histórico era da cultura grega que dividia o mundo espiritual do físico, e consideravam tudo o que era físico, material como inerentemente mau, e por isso negavam a deidade de Jesus ou então sua vinda física. Jesus teria vindo "em espírito" segundo os gnósticos, e a consequência básica desse pensamento é que o corpo jamais poderia ser santificado, ninguém era capaz de viver uma vida santa, pois o corpo é sempre mau. O próprio “Logos” (o Verbo) que veio em carne de João 1 já combate esse pensamento grego, e João deixa claro que crer que Jesus veio em carne nos leva a uma vida reta e santa. João afirma que esse espírito do aticristo já está em ação no seu tempo.AS 4 PASSAGENS QUE CITAM ANTICRISTO NÃO FALAM ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE ESSA FIGURA HISTÓRICA DOS FUTURISTAS.É difícil hoje para os cristãos separarem o que a Bíblia diz dessa figura futura.


O homem da iniquidade – II Ts 2:3-10 – ele se exalta, se chama deus. Paulo está falando com um grupo de pessoas que estavam sendo perseguidas. Ele está falando de Nero! Esse homem não viria antes da apostasia. Os futuristas dizem que a igreja vai cair em apostasia primeiro e depois o anticristo viria (isso or causa da doutrina do dispensacionalismo, tendo Laodicéia como a ultima "fase" da igreja). Apostasia aconteceu no primeiro século. A igreja primitiva concordava que o homem da iniquidade era Nero. Todos os pais apostólicos que escreveram sobre isso também, além de Agostinho, respeitadíssimo teólogo.

E a lista de líderes malignos modernos? Na época em que eles escreveram, deveria haver uma identificação imediata, próxima, com o povo daquele tempo.

(NOTA: Líderes malignos e nações obscuras sempre foram usados por Deus para fustigar seu povo e as nações para levá-las ao arrependimento, sendo que depois de cumpridos os propósitos, Deus não hesitava em julgá-los também!) / (Uma das maiores contestações de teólogos futuristas contra a visão preterista parcial é de que essa posição deixaria a igreja despreparada para a vinda do anticristo, o que obviamente é uma questão irremediável, pois um crê que essa figura histórica vai existir, e outro não).

ARREBATAMENTO – Todas as visões crêem que Jesus virá, e será glorioso! A palavra arrebatamento não está na Bílbia. Em I Ts 4:17 – seremos harpazo = apanhados.

Para os futuristas, quando as coisas ficarem piores, os cristãos serão levados ao céu e então a ira de Deus será derramada sobre a terra.

Para os preteristas parciais iremos nos encontrar com o Senhor nos ares! A analogia é buscar um amigo no aeroporto. Você vai se encontrar com ele, mas não entra em um avião, vc o traz para a casa. Vamos encontrá-lo nos ares e então ELE DESCE PARA A TERRA!!!Fp e II Co falam dos nossos corpos sendo glorificados!!

Dois no campo, um será levado e o outro deixado. Será como nos dias de Noé, como disse Jesus. O que aconteceu nos dias de Noé? Ele estava protegido na arca, e todos os outros foram levados pelas águas. Quando Jesus aparecer nos céus, nós seremos preservados, enquanto o mal será varrido da terra.

Expressão “Fim dos dias”, “fim dos tempos” - O DIA do Senhor é um dia, o dia do julgamento. Mas no plural é um período de tempo. Para os futuristas, o tempo de destruição da tribulação, etc.

Pedro citou Joel no dia do pentecoste dizendo que nos ÚLTIMOS DIAS o Espírito Santo seria derramado sobre toda a carne, sendo assim esses últimos dias começaram naquele tempo, 2000 anos atrás! Em I Pe 1:20 – “apareceu nesses últimos tempos”. Paulo tinha o mesmo conceito - I Co 10:11 – Ele diz que eles vivam nos “últimos dias”. Hebreus 1 diz que nos “últimos dias” Deus nos falou através do Filho. Tiago 5:3 – nos “últimos dias”. I Jo 2:18 – É a “última hora”.


Qual então a definição de últimos dias? O tempo desde que Jesus veio até a destruição de Jerusalém, o fim da antiga aliança. Desde então vivemos em novos dias.Todos os apóstolos criam estarem vivendo os últimos dias. Podemos crer nos últimos dias como algo futuro antes da vinda de Cristo, mas não é como a Bíblia usa essa terminologia.Em duas passagens fala-se das coisas negativas dos últimos dias – Judas diz que haveriam escarnecedores. I Tm 4:1 viriam dias difíceis – os últimos dias são no futuro ou naqueles dias?

Uma vez que entende-se essas duas passagens no passado, não há mais raízes para crer que as coisas estão piorando e vão de mal a pior.


AS COISAS ESTÃO MELHORANDO, NÃO PIORANDO. CLARO QUE HÁ CONFLITOS, HÁ MALDADE, MAS NO QUADRO GERAL, O REINO ESTÁ AUMENTANDO E TOMANDO TODA A TERRA. Você está pensando no avanço da maldade, a destruição das famílias? Isso é o que diabo está fazendo. O que Deus está fazendo é avançando o Reino como nunca, salvando gente como nunca, libertando, curando e ressuscitando mortos como nunca (só no ministério de Heidi Baker por exemplo, mais de 500 mortos já ressuscitaram, isso para dar um único exemplo). Você decide onde estará o teu foco, pois mesmo Jesus não fazia nada que não visse o Pai fazer (João 5). Se não vermos o que o Pai está fazendo, não poderemos ver nem mesmo nossa família restaurada, o que dirá mortos ressuscitando. É tudo uma questão de foco, prioridade, visão, busca!


(NOTA: UMA VISÃO PESSIMISTA DA ESCATOLOGIA E DO MUNDO NOS COLOCA EM UMA POSIÇÃO PASSIVA QUE PERMITE QUE O MAL CRESÇA EM NOSSA ESFERA DE INFLUÊNCIA, SEM QUE HAJA RESISTÊNCIA! QUANDO A IGREJA APOSTÓLICA E PROFÉTICA SE POSICIONA EM ARREPENDIMENTO, INTERCESSÃO, ADORAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DA VERDADE DO REINO, HÁ CONQUISTA E TRANSFORMAÇÃO! ESSA É A AGENDA DE DEUS! ESSE É O FUTURO QUE NOS AGUARDA! QUANDO HÁ POSICIONAMENTO DA IGREJA MUITOS JUÍZOS DE DEUS NÃO PRECISAM SER DERRAMADOS, E MUITOS DESASTRES NATURAIS PODERÃO SER EVITADOS, PARA QUE AS NAÇÕES SE ARREPENDAM!!É UM PADRÃO BÍBLICO!!)


ISSO MUDA COMO ACORDO DE MANHÃ!! ACORDO COM UM FOGO NO MEU CORAÇÃO PARA CONQUISTAR A TERRA PARA O SENHOR!!!

Há muito trabalho adiante de nós. O próximo grande evento em nosso futuro não é todo mundo sumindo enquanto um homem chamado anticristo domina tudo...

Temos perdido a cultura e deixado de investir na próxima geração por causa do pensamento futurista. Deixe tudo de lado porque vai tudo afundar mesmo e nós vamos dar o fora...Pra que lustrar um navio que está afundando??? Esse tem sido o fruto do futurismo pessimista.

A alternativa para isso é uma CULTURA DO REINO. Somos CIDADÃOS DO REINO!

E governo mundial? Onu? Nova ordem mundial? Há líderes endemoninhados querendo dominar o mundo? Sempre houve...Não há nada de novo debaixo do sol...Eu arriscaria dizer face à tudo o que estudamos e lemos acima, que é mais uma estratégia das trevas para acovardar e intimidar a igreja para que não nos posicionemos na sociedade com a autoridade que nos foi dada! O que Deus tem falado e mostrado a muitos profetas, intercessores e líderes ao redor do mundo é que Ele está ungindo, chamando e posicionando Seus filhos para influenciarem como nunca as esferas de influência da sociedade. Leia a respeito dos Sete Montes. Mas antes de crermos nisso e nos posicionarmos, nossa escatologia precisa mudar.

______

PS: Em Atos 3 quando o Ap Pedro está falando com o povo sobre Jesus após a cura do coxo, ele diz para todos se arrependerem para que venha o TEMPO de refrigério pela presença do Senhor. Aqui a palavra tempo é kairós, ou seja, um tempo oportuno, estação própria. É um tempo de visitação de Deus mediante alguns pré-requisitos de obediência, é visitação da Presença que pode ocorrer em qualquer momento cronológico onde haja a resposta correta à Palavra de Deus. Avivamentos são kairós de refrigério pela presença do Senhor, como no Pentecostes, Moravianos, Azuza, País de Gales, etc, etc.

Então ele segue dizendo que convém que os céus contenham Jesus até o TEMPO DA RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS. Aqui a palavra tempo é chronos, ou seja, é um tempo cronológio, pré-determinado no calendário, significa "um espaço de tempo, ocasião fixa". Esse é o tempo em que vivemos, onde todas as coisas estão sendo restauradas segundo a vontade eterna e perfeita do Senhor. Começou com o Estado de Israel, depois os cinco ministérios, agora os montes da sociedade, etc. Temos muito trabalho nessa que será a maior colheita de almas da história em meio a maior manifestação da Glória e da Presença de Deus que o mundo já viu, enquanto a Igreja O adora como nunca, adoração essa que finalmente atrairá o próprio Senhor em pessoa para retornar por amor de Sua Noiva!

23 comentários:

Anônimo disse...

Prefiro procurar as esferas do dragão....

Unknown disse...

Algo de Deus pra Igreja rompendo com toda a religiosidade em nossos corações!!! Queremos que o Reino de Deus venha e que Jesus seja e continue sendo o centro do nosso clamor....Marata vem Senhor Jesus!!!!

Unknown disse...

Algo de Deus pra Igreja rompendo com toda a religiosidade em nossos corações!!! Queremos que o Reino de Deus venha e que Jesus seja e continue sendo o centro do nosso clamor....Marata vem Senhor Jesus!!!!

Francine Souza disse...

Fico feliz em ver os olhos dos meus irmãos brasileiros sendo abertos. É hora de nos posicionarmos como filhos de Deus para governar e legislar. Fim a escatologia derrotista, e VENHA O TEU REINO SENHOR!!!!

Anônimo disse...

este testo diz que o anti cristo nao vira?? e eu te pergunto, sobre o projeto bluebean, projeto camelot, "extraterrestre" (Demonios) que estao cada hora mais se manifestando, e ja esta certo que irao aparecer para o engano final. pois se existe extraterrestres altomaticamnte nao existe Deus. concordo em 90 % do que falou, mais psquise sobre os illuminats, e o seu plano para a vinda do anti cristo,pois ele sao mais que reais, controlam todos os governos midias dinheiro.

acredito sim na escatologia triunfante, mas onde encaixam estes temas citados ai em cima??

Anônimo disse...

este texto diz que o anti cristo nao vira?? e eu te pergunto, sobre o projeto bluebean, projeto camelot, "extraterrestre" (Demonios) que estao cada hora mais se manifestando, e ja esta certo que irao aparecer para o engano final. pois se existe extraterrestres altomaticamente nao existe Deus. concordo em 90 % do que falou, mais pesquise sobre os illuminats, e o seu plano para a vinda do anti cristo,pois ele sao mais que reais, controlam todos os governos midias dinheiro.

acredito sim na escatologia triunfante, mas onde encaixam estes temas citados ai em cima??

Pr. Fernando Duarte disse...

Amado irmão da pergunta sobre o anticristo. Postei na atualização do texto um parágrafo explicando sobre a intensificação da maldade (joio), paralelamente à uma glória e colheita jamais vistas sobre a igreja (trigo). É de se esperar uma mobilização das trevas para intimidar, amedrontar, e isolar a igreja, mas entre isso e a realidade de um governo mundial é um passo gigante. A questão é que nossa fé tem se baseado em uma interpretação que dá todo esse poder ao diabo e ao anticristo. Eu acho óbvio que o diabo não vai gostar nem um pouquinho da igreja pensar diferente e agir com base na autoridade que tem,concorda? Quanto à ETs, são demônios em alguns casos materializados (nenhuma novidade nisso). Resumindo, o futurismo na escatologia cria um diabo muito forte e uma igreja acovardada e retraída. Vários homens de Deus que estão fazendo diferença nessa geração tem essa visão escatológica e tem se posicionado em fé para ver suas esferas de influência transformadas! Abração! Bênçãos!

Pr. Fernando Duarte disse...

Amado irmão da pergunta sobre o anticristo. Postei na atualização do texto um parágrafo explicando sobre a intensificação da maldade (joio), paralelamente à uma glória e colheita jamais vistas sobre a igreja (trigo). É de se esperar uma mobilização das trevas para intimidar, amedrontar, e isolar a igreja, mas entre isso e a realidade de um governo mundial é um passo gigante. A questão é que nossa fé tem se baseado em uma interpretação que dá todo esse poder ao diabo e ao anticristo. Eu acho óbvio que o diabo não vai gostar nem um pouquinho da igreja pensar diferente e agir com base na autoridade que tem,concorda? Quanto à ETs, são demônios em alguns casos materializados (nenhuma novidade nisso). Resumindo, o futurismo na escatologia cria um diabo muito forte e uma igreja acovardada e retraída. Vários homens de Deus que estão fazendo diferença nessa geração tem essa visão escatológica (preterista parcial) e tem se posicionado em fé para ver suas esferas de influência transformadas! Abração! Bênçãos!

Anônimo disse...

O site www.revistacrista.org é a maior referência em matéria de preterismo parcial e escatologia vitoriosa. Não encontrei nenhum site semelhante especializado no assunto em terras brasileiras...

www.revistacrista.org

Unknown disse...

Olá, Pastor Fernando Duarte,
Eu li o livro do Harold, assim como outros que defendem a visão preterista parcial. Eu gostaria muito de saber: você conhece alguma igreja em Brasília ou algum grupo virtual de pessoas que tem essa visão? Especialmente alguma igreja em Brasília, que é onde moro. Gostaria muito de encontrar.
Obrigado!

Pr. Fernando Duarte disse...

Querido Thiago, conheço sim! O Pr J.B.Carvalho da Comunidade das Nações, inclusive foi ele quem editou o livro do Ap Eberle no Brasil!
Tenho um grande amigo tb em Brasília, o Pr Gustavo Paiva do Nova Geração, da IGreja Intenacional da Restauração!
Abração mano! Bênçãos.

Lucas Schedler disse...

Aleluias, nos Estados Unidos os grandes homens de Deus falam abertamente que o Brasil está 50 anos atrasados na visão de igreja, concordo plenamente, essa visão escatológica abriu minha mente, nunca conseguia entender o pq dessa visão de "fugitivos" se a igreja deveria crescer promover transformação social, alguma coisa havia de distorcido... Glória a Deus ele está restaurando nossa visão e direção! Vamos avançar!!

Anônimo disse...

Ai Ai Ai....É complicado. Toda vez que vem alguém de fora do Brasil, mesmo que um ilustre desconhecido, com livros quase anônimos nos EUA, mas que vai na igreja da moda (pouquissimas vezes), tudo que é novo é bom. Tudo que gente reconhecida estudou por tantos anos é ruim. Talvez a REJEIÇÃO DE ESTUDAR aquilo que muitos Brasileiros já escreveram e reescreveram com uma HISTÓRIA real dirigindo igrejas REAIS, um "Apóstolo" diz que não. Esquecem que tudo o que é novo fica VELHO também. Realmente é um desafio acreditar nestas afirmações. Escatologia sempre foi e sempre será um assunto polêmico e com diversas interpretações mas esta ai é muito acima da média. Acho que uma boa pauta seria promover um embate entre o autor e a os defensores da escatologia pré ou pós milenistas. Acho que será Barcelona contra Avai (é assim mesmo que escreve)

Unknown disse...

Achei esse post muito interessante. Eu nunca havia ouvido falar sobre essa visão escatológica preterista parcial, e cresci aprendendo sobre a visão futurista, mas depois que li a respeito, achei muito esclarecedor e libertador. Chega dessa visão derrotista! ;)

Samuel Lemos disse...

Querido, a paz. achei o seu comentário grandemente esclarvai de encontro a tudo aquilo que fui condicionado a crer crer, mas tudo parece se encaixar. entretanto resta-me uma dúvida: Jesus disse: "logo após a tribulação desses dias o Filho do Homem virá com seus anjos e reunirá seus escolhidos dos quatro cantos da terra." minha interpretação desse texto sempre tendeu a ser futurista e pré-milenista. o que você disse sobre a Tribulação?

fontenele- empresário disse...

Essa ideia de Reino sem dúvida é a que devemos ter, pois Jesus já estabeleceu seu Reino e nós vivemos nele, então, se vivemos nesse Reino, porque devemos aceitar esse pensamento derrotista que geralmente é passado pra muitos sem argumentos claros baseado em tradições?
Vamos abrir nossas mentes, deixar a emoção de lado e tratar as coisas de Deus com o verdadeiro conhecimento que é nossa responsabilidade e dever ter.

Daniel disse...

Muito bom o texto, parabens!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Paz do Senhor.
Tenho estudado sobre escatologia a muitos anos e tenho encontrado variás linhas de interpretação e algumas vertentes mesmo dentro de uma mesma linha de interpretação. Não posso aqui colocar todos os pontos de divergência entre elas, precisaria de um acervo de livros, mas comentarei aqui em relação a dois pontos em seu texto: primeiro sobre o "pessimismo futurista" e o segundo sobre uma "posição passiva" em relação a um "posicionamento" e uma "conquista".

Primeiro o pessimismo, ou melhor dito, uma decadência moral humana. Se estudarmos a Bíblia, veremos que sempre antes de um Juízo DEFINITIVO de Deus (extermínio), sempre houve a decadência moral humana (antes do dilúvio, Sodoma e Gomorra), não é algo que nós (igreja) ou Deus deseja, mas é a corrupção moral e sexual humana que leva Deus a derramar o seu "furor" sobre os homens e não é diferente no "Dia do Senhor", um "castigo definitivo aos homens por toda a iniquidade cometida por toda a história humana.

Segundo o que parece ser passivo para a linha escatológica "vitoriosa" não o é para outra linha, pois para esta outra linha, a igreja não foi chamada para consquistar os reinos naturais desta terra e que estão sob um domínio temporal de Satanás (até nisto Deus está no controle entregando este domínio por um tempo determinado). A igreja não foi chamada para usar a mesma estratégia do inimigo em conquistar os "sete montes", mas a igreja é chamada por Deus para se relacionar com Deus e com os homens; Deus nos chama para Orar, Pregar o Evangelho, Curar os enfermos, Expulsar demônios, exercer justiça aos pobres, órfãos, viúvas; visitar os cativos, hospedar visitantes, dar de comer a quem tem fome e sede...
e nisto existe uma igreja que não está na "mídia evangélica", mas está sendo vitoriosa naquilo pelo qual Deus a chamou.

Pr. Fernando Duarte disse...

É verdade. O Evangelho é tudo isso! Ninguém se esqueceu e nem parou de Orar, Pregar o Evangelho, Curar os enfermos, Expulsar demônios, exercer justiça aos pobres, órfãos, viúvas; visitar os cativos, hospedar visitantes, dar de comer a quem tem fome e sede...só que toda mudança na cultura vem de cima para baixo e não o contrário.Em Atos 9:15 o Senhor diz de Paulo: "Em Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel". Reis são pessoas de influência na sociedade que precisam do toque do Espírito Santo e do amor de Deus como qualquer outro ser humano, mas que possuem uma influência em sua área de atuação que outros não tem. Jesus sempre teve a agenda de trazer o Reino para terra; para TODA a terra! É só ver o ministério de José e Daniel por exemplo. Profetas que não operaram na religião, e sim na política. Manifestaram o Reino em momentos estratégicos e trouxeram impacto para toda sua geração! Ninguém vai parar de no dia a dia tocar as pessoas a nível pessoal, mas existe uma agenda do céu para avançar o Reino em todas as esferas da sociedade, tocar o reis (continuar tocando os pobres) e manifestar o Reino na sociedade. Senão os ocultistas vão continuar posicionando pessoas em posições chave da sociedade, como sempre fizeram (eles entendem isso muito bem), sendo que o único povo que pode parar esse processo é a Igreja! Igreja que vem de "ekklesia" um termo militar, e não religioso, criado por Alexandre o Grande para designar um grupo de pessoas altamente treinadas em várias áreas do conhecimento para tomar postos chave nas nações que ele conquistava a fim de trazer a cultura Grega para aquela nação! Jesus usou um termo secular militar para deixar claro o que Ele tinha e TEM em mente quando pensa em Sua ekklesia! O líder desse grupo era sempre um apostolo, outro termo secular e militar! Só uma igreja verdadeiramente apostólica (e não somente pastoral, sendo que o pastoral é sempre necessário, mas não foi designado para ir à frente da ekklesia) vai conseguir exercer essa autoridade e graça para realmente impactar a cultura. Já há vários testemunhos ao redor do mundo de nações sendo imensamente impactadas pela verdadeira ekklesia apostólica, sendo paulatinamente transformadas de cima para baixo! A igreja vai ter que começar a treinar de verdade as pessoas para ocuparem suas posições não só na nossa estrutura interna (necessária para o treinamento), mas também na sociedade; e enviá-las. Realmente é um novo odre (para nós, não para Deus)! Exige um novo vinho! Parece inatingível, mas é o que o Pai está fazendo nessa geração. Basta que as pessoas certas estejam nas posições certas, corretamente treinadas para manifestar o Reino apostolicamente. Um abração no amor de Cristo e com todo respeito e honra!

Unknown disse...

Pastor, paz do Senhor.
Sua resposta complementa a minha opinião.

Não há divergência entre as linhas escatológicas no que você escreveu.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario Rafael disse...

Shalon.Olha irmãos, concordo com a visão ecatologica triunfante, aliás todos concordamos desde os primórdios do evangelho, contudo, lendo o texto e analisando os comentários dos irmãos, vejo(minha opinião) uma distorção da interpretação do assunto, ou seja, não se trata de futurista,ou futurista-derrotista, pré-milenista ou p.parcial, também discordo da forma que se assenta o assunto, percebo varias lacunas(a coisas atemporais que não encaixam), porem amados sejamos justos com antepassados, vamos respeitar o mover de Deus ao longo dos tempos e gerações,a sim um mover de Deus,Ele trabalha com as gerações no seu tempo,nem tudo é revelado para minha ou vossa geracao,tudo a seu tempo,falar em futurismo derrotista é não observar os feitos q Deus já fez ao longo da historia da igreja! A igreja e o evangelho sempre avançaram a largos passos, sempre, o que ocorre hoje é expansão do reino por avivamento, muito em virtude do que gerações passadas plantaram em oração e súplicas e disseminação do reino.Irmaos, ponderem, busquem no Espirito Santo de Deus a verdade, só ela vos libertará, repito,isso não é e nunca foi novo, mas pondero q há temas que demandam de cuidados e busca no senhor. Pois nosso Deus não é um Deus de confusão, sim ele é um Pai ordeiro.Lembrem, a escatologia se revela na sabedoria de Deus.